Só clicar em "Gerar Placa" e pronto!
Uma placa válida foi gerada e copiada no seu clipboard.
Histórico
A placa de identificação veicular (PIV) é uma identificação única que permite a rastreabilidade e a identificação de um veículo.
A história da placa no Brasil remonta ao ano de 1901, quando foi criado o primeiro código de trânsito no país. Na época, as placas eram compostas por duas letras e quatro números. Em 1941, o modelo foi alterado para três letras e três números. Em 1960, o modelo foi novamente alterado para duas letras, quatro números e uma letra indicando o estado de origem. Finalmente, em 1990, o modelo atual foi adotado: três letras e quatro números.
No Brasil e no mundo
01. A primeira placa veicular emitida em solo nacional pertenceu ao conde Francisco Matarazzo, que conquistou essa honra em 1903 com a placa P-1(o “P” era de particular).
02. No Brasil, as placas de carros têm três letras e quatro números, enquanto as motos têm três letras e cinco números.
03. Em alguns países, como Argentina e Canadá, permitem o uso de placas temporárias. Elas podem até ser impressas em papel e servem, principalmente, para identificar um veículo novo que ainda não foi emplacado.
04. Em diversos países algumas sequências ou letras específicas são proibidas, na maioria das vezes por questões culturais. No Brasil, por exemplo, a placa GAY-2424 está proibida. Outras séries (sequências númericas) com as letras GAY, no entanto, são usadas.
05. Alguns países permitem aos seus cidadãos escolher uma placa em especial, desde que respeitando as leis locais.
A nova placa dos veículos do Mercosul foi criada com a intenção de dificultar falsificações e padronizar as placas dentro dos países integrantes do bloco econômico Mercosul.
A nova placa é composta por sete caracteres alfanuméricos: quatro letras e três números. Além disso, ela apresenta um QR Code bidimensional dinâmico que permite rastrear a placa e dificultar sua clonagem e falsificação.
No caso, os países que a adotaram, por ordem cronológica, foram: Uruguai (2015), Argentina (2016), Brasil (2018) e Paraguai (2019). A nova placa começou em um teste em 2018 no Rio de Janeiro e atualmente já está implementada em todo o território nacional.
Atenção!
As placas geradas são para fins exclusivos de testes de software.
Não nos responsabilizamos pela forma como as placas geradas são utilizados.
© 2023 Copyright - All rights reserved to gerador-online
All Images by storyset on Freepik